O motor do J2 é o mesmo já testado do J3. Uma manobra
interessante para não dificultar a quantidade de peças do mercado. Se deu certo
ainda não sei, pois nunca precisei trocar nada.
O motor do J2 é o 1.4 - 16 válvulas, mas que na verdade é um
1.3, pois tem 1332 cc. A JAC, lógico, arredondou a conta pra cima.
Alguns detalhes sobre o motor são (tirados do site da
própria JAC Motors):
Motor de 4 cilindros em linha
Deslocamento
volumétrico de 1332cc
Diâmetro 75mm
Curso 75.4mm
Comando de válvulas
DOHC 16V VVT
Potência Máxima de
108cv e 6000rpm
Torque Máximo de
138Nm e 4500rpm
Taxa de compressão
10.5:1
Transmissão manual
de cinco velocidades
Como o carro pesa pouco mais de 900 Kg, é motor de sobra.
Mas, deixando de lado as características técnicas, vamos
relatar o que eu senti do carro.
Nesses pouco mais de 1200 Km, já rodei na cidade com
trânsito bom, intenso e engarrafado...rodei bastante na estrada, com chuva e
sem chuva...então dá pra fazer um bom relato.
Primeiro, vou começar pelos elogios ao motor:
O motor é forte, consegue empurrar o Jotinha
facilmente...muitos carros ficam pra trás nas arrancadas e na estrada. Segunda
a JAC o torque máximo ocorre em 4500rpm, raramente cheguei nessa rotação, mas o pessoal da Full Power (tem um vídeo deles em posts passados) garantiu que essa
faixa de torque começa bem com 2500rpm...eu sempre passo as marchas em 3500rpm,
4000rpm quando muito...e não tenho perdido muito.
O consumo está bacana (farei um post mais detalhado sobre
isso), mas por enquanto a média total está em 13,5 Km/litro...como ainda nem
passou de 3000 Km estou considerando a marca excelente!
O barulho não invade tanto a cabine como algumas matérias
tem divulgado. Essas matérias dizem que é um barulho enorme que ninguém
consegue conviver, mas não é nada disso. Você só ira escutar mesmo o motor se
tiver que arrancar em uma ladeira, ou subi-la com cinco pessoas a bordo...nessa
condições, eleve as rotações...ai você escuta bem o motor...fora isso, nada de
anormal, nas primeiras vezes que parei no sinal até achei que o carro tinha
morrido, tamanho o silêncio.
Com as janelas abertas para escutar o som do motor, você
escuta um som rouco, bem grave, que me agrada bastante...
A aceleração é um ponto forte, você chega a 80 Km/h
rapidamente. Se esticar, faz de 0-100 nos 9,8s divulgados. Mas as retomadas em
5ª marcha são terríveis, nunca recomendáveis. Pelo que senti a 5ª marcha é só
pra economizar combustível...eu coloco a 5ª até em velocidades de 60 Km/h, mas
só quando não vou passar disso (estão enchendo BH de radar).
Ou seja, a 5ª marcha é apenas para deixar o carro ir...se
precisar de uma retomada é perigoso ter que reduzir direto para uma 3ª. A
retomada de 80-100 Km/h em uma leve subida, mesmo em 4ª marcha, costuma demorar
mais que os 9,8s dos 0-100 Km/h...
Quanto aos pontos negativos (além das retomadas 80-100):
As marchas teoricamente “fortes” são excessivamente
fracas...todas as vezes que o carro morreu eu estava em marcha ré...quando se
deseja manobrar, deve-se acelerar bem o carro, e ai escuta-se o motor e tem a
impressão de estar “esgoelando” o coitado. O mesmo acontece com a primeira
marcha. Então vão duas dicas:
Se você pega muito
engarrafamento, ou vive em cidade de ladeiras (vide Ouro Preto), não compre...é um saco ficar de anda e para, anda e para
com essa primeira marcha fraca. O fato de ter que ficar acelerando enquanto
solta a embreagem, deve elevar bastante o consumo.
Agora, se você mora
nos arredores da capital, ou em cidades vizinhas e não pega engarrafamentos pesados,
é um carro a se levar em conta. A propaganda é que o J2 é um carro urbano,
mas na estrada ele vai a 110 – 120 Km/h tranqüilamente. Cheguei a colocar 160
Km/h algumas vezes para testar a estabilidade, e fiquei muito feliz com o
resultado.
Essa questão da estabilidade, falarei no próximo post..."Direção
e Suspensão"...
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